quarta-feira, setembro 26, 2007

Meu caderno de Teoria Literária II

Vou te dizer, a minha professora de Teoria Literária II não existe! Ela é incrível! E não é apenas por ela ter lembrado do meu aniversário - de uma forma muito estranha, porque eu nunca contei a data para ela.

Ontem ela estava falando sobre a ironia do enredo e da metamorfose dos "personagentes" do Dom Quixote. Aí ela escreveu o seguinte esquema no quadro-negro:

Impulso da metamorfose
+
É sempre possível passar à outra modalidade de ser
+
Viver é um empreendimento poético que a todos contagia
+
Poético vem do grego poiem, que signigica fazer, modular, plasmar
+
Viver quixotescamente é deixar-se lavrar a alma por incitações externas e internas
+
Não se deve confinar-se em nenhum fracasso, mas também em nenhum sucesso
+
Quixotizar é ousar o "superhumano ato pessoal, transe hiperbólico, incidente hercúleo"
+
Os moinhos serão gigantes enquanto Alonso Quijano permanecer Dom Quixote de La Mancha.


Para quê psicólogo se eu tenho aula com ela? Eu sempre saio de lá mais resolvida.