segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Falta de luz

Avanços da tecnologia como a televisão, o iPod, o video-game, o computador, a internet, entre outros, preenchem o nosso tempo ocioso, tedioso e monótono. Sempre temos alguma coisa para ocupar a mente.

Contamos com a eletricidade para praticamente tudo na vida: de apenas para iluminação até a fazer um super home teather de ponta funcionar. Mas e quando a eletricidade deixa temporariamente de existir? Ainda mais de noite! O quê fazer?

Com tanta coisa para se ocupar, acabamos esquecendo do que é mais simples; como observar, refletir, entrar em contato com a natureza, conhecer os detalhes do lugar onde mora, sentir a vida que nos cerca, conversar - ao vivo - com um amigo, procurar saber sobre a sua história... Enfim, tantas coisas simples e pequenas que podem fazer grandes diferenças e trazer muita satisfação e engrandecimento.

Certa vez, de noite, eu estava assistindo um programa na televisão, meus pais estavam no computador e minha irmã estava se arrumando com um amiga para ir à uma festa, quando, de repente, faltou luz no bairro todo. Nem chovendo estava! Todos correram para a cozinha para procurar vela e fósforos. Fizemos todo o ballet: minha irmã pegou a lanterna, eu peguei as velas, meu pai pegou os fósforos e minha mãe os pratinhos. Acendemos as velas, jogamos cera no prato e grudamos. Pronto! Então cada um foi para seu canto. Ouvi minha irmã e a amiga batendo palmas na janela e fui ver o que faziam.

Quando cheguei perto, pude ouvir que o vizinho do prédio ao lado estava respondendo elas, também com palmas. Logo depois fomos para a varanda e ouvimos um outro vizinho tocando flauta. Nós, brincando, começamos a aplaudir. Uma vizinha gostou da brincadeira e começou a aplaudir também. Quando me dei conta, estávamos cantando músicas com os vizinhos, aplaudindo e falando besteiras. Fazendo tudo isso com pessoas quem moram ao nosso lado, porém nunca havíamos tido contato.

Foi uma sensação muito gostosa! A total escuridão nos dava ainda mais coragem para se divertir. E o céu estava lindo! Eu não lembro bem qual lua era, mas lembro que tinha muitas estrelas e elas estavam fascinantes. Também lembro que a noite estava com um cheiro muito bom; daqueles que a gente inspira com prazer e expira serenidade.

Até que a luz voltou. Toda a vizinhança gritou de felicidade! Eu voltei a assistir televisão, meus pais voltaram para o computador e minha irmã e a amiga terminaram de se arrumar e foram para a festa.

Desde então, nunca mais cantamos ou brincamos com os vizinhos novamente. Parece triste, mas perdemos ótimas oportunidades como esta todos os dias, sem notar.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

As velas, os candelabros, as sombras indefinidas e móveis. As conversas sem música de fundo, as reflexões no escuro, a espera pelo retorno da "força". Tudo isso faz parte.

Espero que as próximas gerações também possam vivenciar esses raros momentos de escape total dos tempos modernos. Parabéns pelo texto ;)

22 fevereiro, 2006 11:45  
Anonymous Anônimo said...

betaum ,

gostei do seu blog e esta paracendo uma escritora uahuahuahuahua

gostei da cronica da luz ..

é verdade o que disse e interessante

bjs da sua amiga vivi

22 fevereiro, 2006 16:00  

Postar um comentário

<< Home