quarta-feira, maio 17, 2006

As letras não traem

Saber escrever e saber falar é uma arte. Eu sei escrever, mas não sou muito articulada. Enrolo as palavras, gaguejo, falo rápido demais, esqueço os desfechos, uso o tom errado. Um horror!

A língua falada nos exige tantas expressões, tons e penduricalhos que eu me atrapalho toda e faço o samba do crioulo doido! Já a língua escrita não. Ela é polida, direta, visual. Pode ser lida com calma, pensada, relida. Ao escrever um texto, passar a idéia desejada, sem desespero, é muito mais fácil. As letras não traem.

Este ano eu assisti uma palestra ótima do Berto Filho. Ele escreveu umas vinte páginas e, com aquele vozeirão de Cid Moreira, começou a lê-las. Foi perfeito. Ele não perdeu nenhum detalhe do que tinha para falar. Inclusive citou que amarrar as palavras no papel é mais fácil do que amarrar na fala. E isso não tornou a palestra menos tocante, muito pelo contrário! Ele chorou duas vezes, emocionado ao falar da família tão querida.

Escrever é calculado, é limpo. O tom é igual para todos: as pontuações. Não há sotaque, articulação nem voz bonita. Mas cuidado! As pontuações sim podem ser traidoras.

Para uma adolescente em crise como eu, a diferença oral e escrita é um grande problema. Infantil na fala; madura nas letras, porém traída pelas pontuações.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É realmente impressionante a facilidade que voce tem de expressar-se bem escrevendo...concisa, precisa, enxuta.
Com o tempo e experiência, voce aprende a não pensar mais rápido que a boca, e o pensamento sai de forma mais ordenada na fala.

Pior eu, que nunca aprendi a escrever assim...bem que eu gostaria!

Beijocas.

20 maio, 2006 02:06  
Anonymous Anônimo said...

Mudando de ponto de vista.
As letras traem sim.

Quando você gagueja, enrola as palavras, usa o tom errado, muitas vezes trata-se de nervosismo. Outras trata-se de não conseguir mentir ou ser sincero.

Letras podem ser venenosas, pois não transparecem a pessoa que as escreve. Claro que, quando escrito honestamente, traduz com perfeição sentimentos sinceros e bonitos. Mas podem também ser falsos e muitíssimo mais difíceis de serem desmascarados.

Conversas ao vivo e olho-no-olho não deixam dúvidas de sua personalidade e revelam muito mais facilmente seu caráter do que a escrita. Por isso muitas vezes é tão distante a personalidade real do autor de sua escrita.

Letras não TE traem porque são suas cúmplices, são coniventes com toda a imagem que voce quer passar, seja ela verdadeira ou não.
Mas elas podem ser muito traiçoeiras aos outros, de maneira muito mais fácil que as palavras faladas.

Bjos

20 maio, 2006 16:04  
Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

21 julho, 2006 15:39  

Postar um comentário

<< Home