terça-feira, agosto 01, 2006

Masturbação mental

Para mim, Deus escreve certo por linhas tortas. Ou no mínimo pode-se tirar coisas boas até dos piores acontecimentos. Talvez quanto pior é o acontecimento, mais aprendemos. Até mesmo como forma de proteção, para que ele não se repita, pois dói muito. E como aprendemos...

Eu sou otimista e tenho fé nos degraus que o homem deve subir para se tornar melhor. Confusão mental é um grande problema! Experimentar, refletir e arriscar errar são formas de clarear o caminho. Apenas falar não adianta! Faz-se necessárias provas. Arrependimento é um passo. Satisfação também. Controle pessoal focado em um objetivo, mais ainda. Como diria um amigo, "Nada que um pouco de masturbação mental não resolva".

Tem quem costume a dizer que se pode fazer tudo, desde que isso não afete terceiros. Não sei se concordo completamente. Sou contra machucar terceiros. Depois de fazer muito, tenho me tornado mais cuidadosa. Contudo, acho que ninguém pode querer abraçar o mundo. Pode-se mesmo fazer tudo? Ou melhor, deve-se mesmo fazer tudo? Cada um que defenda a sua posição e a siga, que eu não tenho nada a ver com isso! Mas eu, junto com meus botões, tenho acreditado que algumas coisas devem sim ser tolhidas. Resquícios de quem quebrou muito a cara.

Não se trata apenas de terceiros, mas principalmente do próprio eu. Valorização do eu pelo eu e para o eu. Isso ajuda o convívio em sociedade e o convívio com o próprio corpo, onde estamos presos eternamente. Só a partir do conhecimento de si pode-se compreender o outro - como diria a Clarice Lispector parafraseando um outro alguém. Nós temos sim limites e eles devem ser definidos e respeitados. Pensar antes de seguir as emoções está para polegar, ou seja, é o que nos diferencia de todos os animais e, supostamente, nos torna superiores.

O ser humano se acotuma a qualquer situação e consegue ter momentos bons mesmo nas piores fases. O importante é tentar reger um pouco a orquestra, ao invés de apenas seguir a música, e escolher o tom que se quer acostumar.